Honduras: MSF responds to new epidemic of dengue fever
Relatório Anual 2019

Honduras

MSF em Honduras em 2019 O programa de longo prazo de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Honduras se concentra na assistência a vítimas de violência. Em 2019 também respondemos a um surto de dengue no norte do país.
Honduras MSF projects in 2019

Em 2019, MSF continuou a oferecer atendimento abrangente para vítimas de violência, incluindo violência sexual, na capital, Tegucigalpa. Nossas equipes oferecem tratamento médico para estupro, incluindo profilaxia pós-exposição para prevenir a infecção por HIV e hepatite B, e tratamento para outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis. Aconselhamento, terapia de grupo e primeiros socorros psicológicos também estão disponíveis.

Em uma clínica materno-infantil em Choloma, outra equipe realiza partos e oferece planejamento familiar, consultas pré e pós-natal e apoio psicológico a vítimas de violência, incluindo violência sexual. Equipes de promoção de saúde nesta cidade industrial visitam locais como fábricas e escolas para ampliar a conscientização sobre os serviços da clínica e fornecer informações sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes.

Continuamos defendendo o acesso ao atendimento médico abrangente para vítimas de violência sexual em Honduras, onde a anticoncepção de emergência ainda é proibida.

Durante oito meses em 2019, respondemos a uma emergência de dengue no norte, principalmente no setor de Cortés. Em fevereiro, enviamos uma equipe para auxiliar a unidade pediátrica de dengue do Hospital Nacional Mario Catarino Rivas, na cidade de San Pedro Sula. Entre fevereiro e abril, como o número de casos continuava aumentando, fizemos a triagem dos pacientes com febre, encaminhando-os rapidamente para a unidade de dengue. Também implantamos equipes em quatro centros de saúde em Choloma, para cuidar de pacientes que não precisavam de internação no hospital.

Médecins Sans Frontières