Primary healthcare in Kilis

Turquia

MSF na Turquia em 2018 A Turquia continua a abrigar o maior número de refugiados do mundo, com mais de 3,6 milhões de refugiados sírios registrados, além de mais de 365 mil pessoas de outras nacionalidades.
Turkey

Embora, de acordo com o governo turco, cerca de 295 mil sírios tenham voltado para casa em 2018, a grande maioria permanece em áreas urbanas, necessitando de apoio médico, psicológico e social.

Em 2018, Médicos Sem Fronteiras (MSF) manteve a oferta de apoio financeiro e técnico a organizações não governamentais (ONGs) locais que trabalham com migrantes e refugiados na Turquia.

Sanliurfa

Por quatro anos, mantivemos assistência ao Apoio à Vida, à Associação para a Proteção e Melhoria dos Direitos dos Trabalhadores Agrícolas Sazonais (Metider) e à Fundação Internacional do Crescente Azul, para realizar atividades para os refugiados sírios. Essas atividades incluem sessões de psicoeducação domiciliar para pessoas com deficiência física, um programa de apoio psicossocial e a prestação de serviços de tradução em hospitais para ajudar os pacientes sírios a se comunicar com a equipe médica. Também apoiamos uma campanha de vacinação iniciada pelo governo em 2018.

Confiantes de que as ONGs locais sejam capazes de atender às necessidades em Sanliurfa, decidimos encerrar nosso apoio em junho.

Kilis e Istambul

Trabalhamos com a Assembleia dos Cidadãos (AC) em dois outros projetos para migrantes e refugiados sírios na Turquia. O programa de saúde mental e psicossocial da AC em Kilis foi repassado a outra organização em abril, mas continuou a oferecer serviços para refugiados sírios na cidade, enquanto o Nefes Center, apoiado por MSF, prestou serviços de apoio e aconselhamento em Istambul para migrantes e refugiados que haviam sofrido tratamento desumano.

Além de oferecer apoio técnico e financeiro às ONGs locais, estamos empenhados em renovar nosso registro para atuar diretamente no país.

*Incluindo profissionais contratados por organizações parceiras.