Behind the Frontlines of Hodeidah

2018 em números

Destaque das atividades

Os dados apresentados agrupam atividades diretas, de suporte remoto e de coordenação. Esses destaques oferecem uma visão geral da maioria das atividades de MSF, mas não podem ser considerados conclusivos.

Contexto das atividades

MSF é uma organização internacional, independente, privada e sem fins lucrativos. É composta por 21 escritórios nacionais sob os Estatutos Internacionais de MSF e 10 organizações especializadas, que se encarregam de atividades específicas, como suprimentos de ajuda humanitária, pesquisa epidemiológica e médica, e pesquisa sobre ação humanitária e social. Como essas organizações são controladas por MSF, elas estão incluídas no escopo do Relatório Financeiro Internacional de MSF e nos números apresentados aqui.

Os números descrevem as finanças de MSF em um nível internacional combinado para o ano fiscal de 2018.

Os números apresentados aqui são para o ano-calendário 2018. Todos os valores são apresentados em milhões de euros. O arredondamento pode resultar em aparentes inconsistências nos totais.

Pediatric services in Zahle hospital, Bekaa Valley
Annual Report

International Financial Report 2018

28 May 2019
Annual Report

Origem dos nossos recursos financeiros

Como parte do esforço de MSF para garantir sua independência e fortalecer o vínculo da organização com a sociedade, esforçamo-nos para manter um nível elevado de receita privada. Em 2018, 95% da receita de MSF vieram de fontes privadas.

Mais de 6,3 milhões de doadores individuais e fundações privadas em todo o mundo tornaram isso possível. Agências institucionais públicas que fornecem financiamento a MSF incluem, entre outros, os governos de Canadá, Japão e Suíça, o Fundo Global e o Fundo Internacional de Compra de Medicamentos (UNITAID).

Origem

Os resultados para 2018, depois de ajustes para ganhos e perdas de conversão, mostram um déficit de 72 milhões de euros (em 2017, o déficit foi de 104 milhões de euros).

Os fundos de MSF foram construídos ao longo dos anos por excedentes de receita sobre as despesas. No fim de 2018, a parcela disponível (excluindo fundos permanentemente restritos e capital para fundações) representava 7,2 meses da atividade do ano anterior.

O objetivo de manter fundos é atender às seguintes necessidades: necessidades de capital de giro ao longo do ano, já que a captação de recursos, tradicionalmente, tem picos sazonais, enquanto a despesa é relativamente constante; resposta operacional rápida às necessidades humanitárias que serão financiadas por futuras campanhas públicas de angariação de fundos e/ou por financiamento público institucional; futuras emergências humanitárias de grande porte, para as quais não pôde ser obtido financiamento suficiente; sustentabilidade dos programas de longo prazo (por exemplo, programas de tratamento antirretroviral); e uma queda repentina no financiamento institucional privado e/ou público que não pode ser resolvida a curto prazo por redução nas despesas.

Onde aplicamos nossos recursos

Locais dos projetos

Contextos da atuação

Maiores programas por país

O orçamento total para nossos programas nesses 10 países foi de 542,3 milhões de euros, 52% das despesas operacionais de MSF em 2018 (veja Fatos e Números para mais detalhes).

Maiores ações por número de consultas ambulatoriais

Como aplicamos nossos recursos

Distribuição dos recursos

Projetos de assistência médica e humanitária - 82% do total de despesas

Despesas dos programas

A maior categoria de despesas é dedicada aos custos com profissionais: 52% das despesas compreendem todos os custos relacionados com profissionais internacionais e contratados localmente (incluindo passagens de avião, seguros, alojamento etc.).

A categoria “médico e nutrição” inclui medicamentos e equipamentos médicos, vacinas, taxas de internação e alimento terapêutico. A entrega desses suprimentos está incluída na categoria de transporte, frete e armazenamento.

Logística e saneamento compreendem materiais e equipamentos de construção para centros de saúde, água e saneamento e suprimentos logísticos.

A categoria “outras” inclui subvenções a parceiros externos e impostos, por exemplo.

Estatísticas de Recursos Humanos

Maiores ações em número de profissionais de MSF em campo

Profissionais de MSF

Partidas Internacionais

Notas sobre tabelas e gráficos

Outros fundos incluem capital de fundações e ajustes de conversão resultantes da conversão das demonstrações financeiras das entidades em euros.

Consultas ambulatoriais não incluem consultas especializadas.

As despesas são alocadas de acordo com as principais atividades realizadas por MSF de acordo com o método do custo total. Portanto, todas as categorias de despesas incluem salários, custos diretos e despesas indiretas (por exemplo, custos de construção e depreciação).

O número de funcionários é medido em unidades equivalentes anuais em tempo integral. Os números das saídas internacionais representam o número de vezes que a equipe internacional deixou as missões em campo.