TB programs in Gulf Province and Port Moresby

Papua-Nova Guiné

MSF em Papua-Nova Guiné em 2018 A tuberculose (TB), segunda maior causa de morte na Papua-Nova Guiné, continuou a ser um desafio fundamental para os serviços de saúde do país e o foco de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em 2018.
Papua New Guinea

Em colaboração com o programa nacional de TB, trabalhamos para melhorar o exame, o diagnóstico, a iniciação e o acompanhamento do tratamento no hospital de Gerehu, na capital, Port Moresby, e na cidade de Kerema, na província do Golfo.

Em 2018, nossa prioridade era melhorar o atendimento ao paciente, a adesão ao tratamento e o sucesso do tratamento. Com isso em mente, iniciamos discussões com o Ministério da Saúde sobre a implementação das novas recomendações da Organização Mundial da Saúde.

A equipe em Port Moresby trabalhou em acompanhamento de pacientes e atividades de extensão para incentivar, facilitar e melhorar a adesão ao tratamento. Nosso número de pacientes aumentou ao longo do ano, sugerindo uma aceitação crescente de MSF, enquanto também revelou a falta de serviços de triagem e diagnóstico na capital.

Também ampliamos nossas atividades móveis, mantendo clínicas em áreas remotas na província do Golfo e proporcionando melhor acesso ao diagnóstico e tratamento para pacientes anteriormente excluídos desses serviços por razões geográficas, econômicas ou culturais. O modelo descentralizado de cuidados significa que os pacientes não precisam ir a um centro médico com tanta frequência. Também introduzimos melhorias na qualidade do atendimento, com a integração do teste de HIV, maior ênfase no aconselhamento e monitoramento mais próximo dos pacientes em seus tratamentos e em relação a quaisquer efeitos colaterais.