Mental Health Support for Children in Roraima, Brazil
Relatório Anual 2019

MSF em Brasil em 2019 Dezenas de milhares de venezuelanos cruzaram a fronteira para o norte do Brasil em busca de refúgio da crise política e econômica que assola seu país.
Brazil MSF projects in 2019

A crise gerou o maior deslocamento humano da história recente da América Latina: aproximadamente 4,5 milhões de pessoas fugiram do país. A maioria dos venezuelanos que entram no Brasil chegam a Roraima, o estado brasileiro menos desenvolvido, colocando tensão adicional aos já precários serviços públicos. Em 2019, devido ao grande influxo de refugiados, sua população aumentou 5%, de longe a taxa mais alta do país. O estado agora acolhe entre 50 mil e 60 mil venezuelanos.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) regressou ao Brasil em 2018, para atender às necessidades de saúde dos venezuelanos e da população local na capital do estado, Boa Vista. Nosso trabalho inclui atividades de promoção de saúde e sessões de saúde mental em abrigos oficiais, que acolhem cerca de 6 mil migrantes e refugiados. Também realizamos atividades de água e saneamento e distribuição de kits de higiene.

Em junho, havíamos ampliado nossas atividades para incluir a prestação de serviços médicos básicos e atendimento pré-natal em duas unidades de saúde administradas pela prefeitura de Boa Vista. Até o fim do ano, nossas equipes realizaram quase 7.580 consultas ambulatoriais, incluindo quase 500 consultas de pré-natal, e alcançaram mais de 18 mil pessoas por meio de atividades de promoção de saúde. MSF também é a única organização que oferece assistência de saúde mental aos venezuelanos em Roraima – mais de 3.500 pessoas foram atendidas em sessões de saúde mental individuais ou em grupo em 2019.

No fim do ano, nossas equipes também visitaram abrigos informais e prédios abandonados, como parte da estratégia para chegar às pessoas mais vulneráveis de Roraima.

Médecins Sans Frontières