Cambodia Hep-C

Camboja

MSF no Cambodia em 2018 Em 2018, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou desenvolvendo estratégias mais eficazes de diagnóstico e tratamento para hepatite C e malária no Camboja.
Cambodia MSF projects in 2019

Antes considerada uma doença fatal e vitalícia, atualmente a hepatite C pode ser curada com o uso de antivirais de ação direta (DAAs) — novos medicamentos mais simples de tomar e mais toleráveis, porém mais caros. A hepatite C é endêmica no Camboja e o acesso ao diagnóstico e ao tratamento é praticamente inexistente. O objetivo de nosso projeto no hospital Preah Kossamak, em Phnom Penh, é simplificar o diagnóstico e o tratamento da hepatite C, provar seu custo-benefício e torná-lo replicável em outros países.

Em 2018, o tempo decorrido entre a triagem e o início do tratamento foi reduzido de 140 para nove dias, graças a um processo de diagnóstico simplificado. Além disso, o uso dos novos DAAs reduziu de 16 para cinco o número de consultas necessárias para cada paciente durante o tratamento, sendo apenas uma consulta com um médico.

Em março, lançamos um projeto no distrito de Mong Russey, para adaptar esse modelo simplificado de atendimento a um contexto rural. Além da triagem em centros de saúde liderados por enfermeiros, a busca ativa de casos foi realizada em vilarejos do distrito a partir de outubro. A equipe testou mais de 12.700 pessoas nos últimos três meses do ano.

Desde 2015, estamos também desenvolvendo modelos para contribuir para a eliminação da malária em Preah Vihear e Stun Treng, duas áreas com multirresistência a medicamentos no norte do Camboja. Em 2018, realizamos o primeiro piloto de um novo teste rápido de diagnóstico. Também aumentamos o número de distritos nos quais trabalhamos e as autoridades de saúde replicaram um de nossos modelos de ação.

Siga nas redes