New Balkan migration route through Bosnia

Balcãs

MSF nos Balcãs em 2018 Em 2018, milhares de migrantes e refugiados tentaram atravessar os Bálcãs em direção a outros destinos da Europa.
Balkans

Em Belgrado, capital da Sérvia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua a manter uma clínica que oferece cuidados de saúde mental para migrantes. A equipe, que incluía um psicólogo, também realizou atividades de assistência em vários acampamentos informais em torno das cidades fronteiriças de Šid e Subotica para aqueles que ficaram fora dos centros de recepção sérvios.

Nos primeiros meses do ano, assistimos a um número crescente de pessoas que chegaram à Bósnia-Herzegovina na esperança de entrar na Croácia e seguir para o oeste. Milhares tentaram cruzar a fronteira croata durante o verão. Em alguns momentos houve até 5 mil pessoas vivendo em acampamentos informais e prédios abandonados nas cidades fronteiriças de Velika Kladuša e Bihać.

Oferecemos assistência médica em colaboração com as autoridades médicas da Bósnia e apoiamos grupos da sociedade civil para melhorar as condições de vida com serviços suplementares, como chuveiros, roupas e lavanderia.

Durante os sete meses de atividades na Bósnia-Herzegovina, em 2018, realizamos quase 5 mil consultas médicas. A maioria dos problemas de saúde tratados — como infecções do trato respiratório, doenças de pele e dores musculoesqueléticas — estava relacionada com condições insalubres de vida.

Muitos de nossos pacientes relataram ter sido vítimas de violência ou empurrados com força desnecessária pelos guardas de fronteira. Continuamos a denunciar o uso da violência contra migrantes e a apoiar a sociedade civil e organizações de voluntários no monitoramento e relato de tais incidentes.