Drouillard Burn Hospital / Centre de Brûlés de Drouillard

Haiti

MSF no Haiti em 2018 Em 2018, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a oferecer uma série de serviços médicos especializados no Haiti, desde tratamento para sobreviventes de violência sexual até cirurgias avançadas e atendimento de traumas.
Haiti

Nossas equipes na capital, Porto Príncipe, e no sudoeste estão preenchendo lacunas críticas nos serviços de saúde e ajudando a aumentar a capacidade do sistema de saúde local.

Cuidados de traumas

O hospital Nap Kenbe, localizado no bairro de Tabarre, em Porto Príncipe, oferece assistência cirúrgica especializada para vítimas de traumas. Em 2018, nossa equipe recebeu 1.370 pacientes e realizou 3.240 procedimentos cirúrgicos de grande porte. Conforme o esperado, o número de internações foi estabilizado em 2018, a fim de preparar nossa saída até junho de 2019. Em dezembro, iniciamos conversas com o Ministério da Saúde sobre a entrega de nossas atividades às autoridades haitianas.

Cuidados materno-infantis

Em 2011, começamos a manter o Centro de Referência de Urgências Obstétricas, um hospital em Porto Príncipe com 176 leitos para mulheres com complicações obstétricas e recém-nascidos que necessitam de tratamento especializado. Foi fechado em julho, depois de oferecer atendimento a um total de aproximadamente 120 mil mulheres e assistir 37 mil partos. Gradualmente, diminuímos as admissões que antecederam nossa saída, enquanto apelamos ao Ministério da Saúde para cumprir suas responsabilidades para com as mulheres com complicações na gravidez.

Tratamento de queimaduras

O hospital Drouillard, de MSF, com 40 leitos, perto da favela de Cité Soleil, é a única instalação em Porto Príncipe onde o atendimento especializado está disponível para pacientes com queimaduras graves, um problema generalizado, ligado a condições precárias de moradia. Mais de um quarto de nossos pacientes são crianças menores de 5 anos de idade, e 90% vêm diretamente para nós sem antes ir a uma instituição não especializada. Os serviços incluem cirurgia, curativo, fisioterapia e suporte de saúde mental. Em 2018, concluímos a construção de um novo hospital, com melhores instalações, para aprimorar o controle de infecções, uma questão importante no tratamento de queimaduras. Também começamos a realizar sessões de treinamento sobre tratamento de queimaduras para pessoal médico em outras unidades de saúde haitianas.

Treating Burn and Trauma Victims in Haiti
Shnider Avril, que sofreu uma queimadura grave causada pela explosão de um tanque de propano, recebe cuidados no hospital Drouillard de MSF em Porto Príncipe, Haiti, em fevereiro de 2018.
Spencer Platt/Getty Images

Sobreviventes de violência sexual e violência baseada em gênero

A violência sexual é uma emergência médica subnotificada e o atendimento às sobreviventes no Haiti continua inadequado. Na clínica Pran Men’m, no bairro Delmas 33, em Porto Príncipe, oferecemos atendimento de emergência a sobreviventes de violência sexual e de violência baseada em gênero.

Atendimento de emergência na favela Martissant

Em Martissant, o centro de emergência e estabilização de MSF prestou atendimento de emergência de primeira linha a 27.800 pessoas doentes e feridas em 2018. Algumas foram admitidas para observação por alguns dias, mas a maioria foi encaminhada para outras instalações especializadas após a estabilização.

Atenção primária à saúde no departamento Sud

No sudoeste, apoiamos o Ministério da Saúde na prestação de cuidados básicos de saúde, tendo como foco os cuidados de saúde materno-infantil e as doenças transmitidas pela água. Trabalhamos em Port-à-Piment desde outubro de 2016 e, em 2018, reabilitamos e iniciamos o apoio a outros dois centros de saúde, em Côteaux e Chardonnières. Apenas em Port-à-Piment, nossas equipes realizaram mais de 25.500 consultas ambulatoriais, trataram 2.180 pacientes de emergência e assistiram 624 partos durante o ano, além de disponibilizar atividades de promoção de saúde comunitária e de água e saneamento nas áreas vizinhas, para prevenir surtos de cólera nessa zona.