Body Mapping as a mental health response to sexual violence

África do Sul

MSF na África do Sul em 2018 Na África do Sul, Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoia inovações para a mudança no tratamento de HIV e tuberculose (TB), atendimento a sobreviventes de violência sexual e acesso a medicamentos que salvam vidas.
South Africa

Em 2018, a África do Sul passou a ser o primeiro país do mundo a tornar o medicamento oral bedaquilina parte de seu tratamento-padrão recomendado para TB resistente a medicamentos (TB-DR), ajudando a eliminar injeções dolorosas e tóxicas e a aumentar o acesso a tratamentos mais eficazes e mais toleráveis — um objetivo de longa data para MSF.

Tratamento de HIV e TB

Estamos trabalhando para aumentar o acesso a medicamentos novos e readaptados e cuidados comunitários para pacientes com TB-DR por meio de nossos projetos de HIV e TB em Khayelitsha, perto da Cidade do Cabo, e do distrito de King Cetshwayo, KwaZulu-Natal, enquanto apoiamos os esforços para alcançar o objetivo 90-90-90 do UNAIDS para pessoas que vivem com HIV.As metas 90-90-90 acordadas globalmente demandam que, até 2020, 90% das pessoas que vivem com HIV saibam seu status, que 90% das pessoas que vivem com HIV iniciem e permaneçam em tratamento com antirretroviral (ARV) e que 90% das pessoas em tratamento com ARV alcancem e mantenham uma carga viral indetectável.

Em 2018, realizamos uma pesquisa porta a porta sobre o HIV por meio de nosso projeto no distrito de King Cetshwayo. Os resultados preliminares endossaram as estratégias inovadoras baseadas na comunidade que implementamos desde 2011 para reduzir a incidência, a doença e a mortalidade por HIV e TB; 22.780 pessoas foram testadas na comunidade para o HIV em 2018 e 1.280 foram iniciadas no tratamento de TB, incluindo 220 com bedaquilina e/ou delamanida.

Em Khayelitsha, inscrevemos 198 pares de mães e bebês em clubes de apoio pós-natal, destinados a melhorar o atendimento de mulheres com HIV e seus bebês expostos ao vírus. O programa foi testado em 2016 e incorporado às diretrizes nacionais de tratamento do HIV um ano depois.

A África do Sul também se tornou parte do estudo clínico multipaís da endTB, com o objetivo de encontrar regimes terapêuticos mais curtos, menos tóxicos e mais eficazes para a TB multirresistente a medicamentos (TB-MDR). Nós lançamos o estudo em Khayelitsha, em maio, e inscrevemos 28 pacientes até o fim do ano.

Cuidados a sobreviventes de violência sexual

No distrito de Bojanala, no cinturão de mineração de platina da África do Sul, estamos ajudando a expandir o acesso a sobreviventes de violência sexual e baseada em gênero por meio de quatro clínicas especializadas, conhecidas como Centros de Cuidados Kgomotso, que oferecem assistência médica e de saúde mental, bem como serviços sociais. Um número crescente de pacientes está sendo encaminhado de iniciativas baseadas na comunidade, incluindo um programa de saúde escolar, pelo qual realizamos sessões educacionais, alcançando 12.670 alunos em 20 escolas. Cerca de 27 alunos por mês foram encaminhados para os centros de atendimento em 2018.

Também continuamos a apoiar os serviços de interrupção da gravidez para mulheres que os solicitam. Dois enfermeiros de MSF realizaram de 90 a 100 procedimentos por mês em dois centros de saúde comunitários em 2018.

Projeto contra Falta de Estoque (SSP, em inglês)

O SSP é um consórcio da sociedade civil, apoiado por MSF e cinco outras organizações, que monitora a disponibilidade de medicamentos essenciais em clínicas em todo o país e promove a rápida resolução de faltas e escassez de estoque. Em 2018, o SSP ajudou a identificar e a aumentar a conscientização sobre desabastecimento – resultante da greve dos profissionais de saúde – em toda a província do noroeste.