MSF activities in Tonkolili District

Serra Leoa

MSF em Serra Leoa em 2018 A mortalidade materno-infantil permanece alta em Serra Leoa e seu sistema de saúde ainda luta para se recuperar do surto de Ebola de 2014-2016, que matou aproximadamente 10% dos profissionais de saúde.
Sierra Leone

Médicos Sem Fronteiras (MSF) trabalha em hospitais e unidades de saúde primária na comunidade para aumentar o acesso aos cuidados de saúde, preencher lacunas no fornecimento de medicamentos essenciais e ajudar a desenvolver a força de trabalho de saúde do país. Nosso foco é a saúde materno-infantil, mas monitoramos a situação da saúde em todo o país, em prontidão para responder a emergências, se necessário.

Distrito de Tonkolili

Em 2018, continuamos a apoiar os serviços de saúde materno-infantil do hospital distrital de Magburaka, introduzindo melhorias de água e saneamento, bem como um banco de sangue, e reforçando as medidas de prevenção e controle de infecções. Nossas equipes assistiram 3.230 partos e realizaram 16.300 consultas de pré-natal e 4.370 de pós-natal durante o ano, além de apoiar encaminhamentos, treinar a equipe e conduzir o trabalho de sensibilização da comunidade.

Oferecemos atendimento médico e psicológico a sobreviventes de violência sexual no hospital de Magburaka e nas unidades de saúde vizinhas. Durante a estação chuvosa, apoiamos sete pontos de gestão de malária baseados na comunidade com triagem, tratamento e encaminhamentos.

Distrito de Koinadugu

Continuamos o trabalho nas enfermarias pediátricas e de maternidade e no departamento de emergência do hospital do distrito de Kabala, em Koinadugu, ao longo de 2018, e apoiamos o sistema de encaminhamento para todo o distrito. Também mantivemos uma equipe de apoio ao centro comunitário de saúde, aos agentes comunitários de saúde, aos assistentes tradicionais de parto e ao posto de saúde.

Após aumentarmos a capacidade do hospital e das unidades de saúde da comunidade, elevar o padrão dos serviços de emergência, pediatria e maternidade e fortalecer o sistema de encaminhamento, repassamos todas as atividades ao Ministério da Saúde no fim do ano.

Distrito de Kenema

Apoiamos 13 centros de saúde primária nas regiões de Gorama Mende, Wandor e Nongowa no distrito de Kenema, fornecendo supervisão clínica e treinamento, auxiliando nos encaminhamentos, preenchendo lacunas significativas no fornecimento de medicamentos essenciais e equipamentos médicos, e realizando atividades de divulgação e promoção da saúde.
As fundações de um novo hospital foram iniciadas na cidade de Hangha em janeiro de 2018 e até o fim do ano a instalação estava em fase de conclusão. Com inauguração prevista para março de 2019, o hospital oferecerá uma gama completa de serviços pediátricos, incluindo um pronto-atendimento, uma unidade de terapia intensiva, um centro de nutrição terapêutica, uma enfermaria pediátrica geral e uma ala de isolamento, bem como um laboratório e um banco de sangue. Os planos de expansão a longo prazo incluem a introdução de serviços de maternidade e radiologia.

Recursos humanos para a saúde

Enquanto estabelecíamos as fundações de infraestrutura do hospital em Kenema, também definimos o treinamento de pessoal, por meio da Academia de Saúde de MSF — criada em 2016 para melhorar as habilidades de médicos e paramédicos em ambientes de poucos recursos, com escassez de profissionais treinados.

O treinamento foi oferecido a 160 profissionais de saúde no distrito de Kenema em 2018. Outros 50 (25 enfermeiros e 25 obstetrizes) foram para Gana para um programa de intercâmbio de 24 meses; e 12 enfermeiras do Sudão do Sul ingressaram em um curso de anestesia de 18 meses. Enfermeiros e obstetrizes de Serra Leoa voltarão a trabalhar no novo hospital em Kenema. O projeto servirá como um piloto, para desenvolver as ferramentas e os conhecimentos necessários para atender às demandas de treinamento em outros países, como a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

Siga nas redes