Nicarágua

MSF em Nicarágua e Costa Rica em 2018 Em 2018, Médicos Sem Fronteiras (MSF) retornou à Nicarágua para oferecer apoio psicossocial às pessoas afetadas pela violência resultante de distúrbios civis e políticos.
Nicaragua

A partir de junho, nossas equipes ofereceram cuidados de saúde mental para 698 pacientes, a maioria deles sofrendo de condições como ansiedade, transtorno de adaptação e estresse pós-traumático como resultado de terem testemunhado ou sofrido eventos violentos.

Realizamos consultas iniciais e sessões de acompanhamento com indivíduos e famílias na capital, Manágua, bem como em Masaya, Jinotepe, León, Jinotega e Matagalpa.
Além disso, oferecemos treinamento básico em saúde mental, em primeiros socorros psicológicos e em autocuidado aos líderes comunitários e educadores, a fim de capacitá-los a dar apoio psicológico a outras pessoas em situações de crise e a administrar o impacto físico e psicológico em si mesmos.

Também treinamos 559 psicólogos e profissionais de saúde para identificar traumas e detectar sinais e sintomas de violência e luto traumático, inclusive em menores. A formação deu-lhes melhores ferramentas não apenas para diagnosticar, mas também para agir em casos de violência e cuidar das vítimas.

Segundo dados da Agência das Nações Unidas para Refugiados, o ACNUR, no fim de 2018 18.632 nicaraguenses registraram pedidos de asilo na Costa Rica.Acnur, Dados da Situação na Nicarágua, 2018. Por isso, estendemos nosso treinamento para psicólogos clínicos e organizações nesse país, a fim de apoiar a prestação de cuidados de saúde mental aos nicaraguenses que atravessaram a fronteira.