COVID-19: MSF SUPPLY CHALLENGES - Maastricht Airport
International Activity Report 2020

2020 em números

Destaques das atividades

Os dados apresentados agrupam atividades diretas, de suporte remoto e de coordenação. Esses destaques oferecem uma visão geral da maioria das atividades de MSF, mas não podem ser considerados conclusivos.

Contexto das atividades

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização internacional, independente, privada e sem fins lucrativos.

Composta de 23 escritórios nacionais principais na África do Sul, África Oriental (Quênia), Alemanha, América Latina (Argentina), Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça. Também tem filiais na China, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Emirados Árabes, Finlândia, Índia, Irlanda, Líbano, México, Nova Zelândia, República Tcheca, Rússia, Taiwan e Uruguai. MSF Internacional está sediada em Genebra.

A busca por eficiência levou MSF a criar nove entidades chamadas "satélites". Esses satélites fornecem atividades específicas para o benefício do movimento MSF e/ou entidades MSF, tais como suprimentos de ajuda humanitária, pesquisa epidemiológica e médica, serviços de TI, arrecadação de fundos, gerenciamento de instalações e pesquisa sobre ação humanitária e social. Como essas entidades são controladas por MSF, elas estão incluídas no escopo do Relatório Financeiro Internacional de MSF e nos números aqui apresentados.

Esses números descrevem as finanças de MSF, combinado em nível internacional.

Os números apresentados aqui são para o ano de 2020. Todos os valores são apresentados em milhões de euros. O arredondamento pode resultar em aparentes inconsistências nos totais.

Sea Watch 4 - Rotation01 - Life On Deck
Annual Report

International Financial Report 2020

25 May 2021
Annual Report

Origem dos nossos recursos financeiros

Como parte do esforço de MSF para garantir nossa independência e fortalecer nosso vínculo com a sociedade, nos esforçamos para manter um alto nível de doações privadas. Em 2020, 97,2% da receita de MSF veio de fontes privadas.

Mais de 7 milhões de doadores individuais e fundações privadas em todo o mundo tornaram isso possível. Entre as agências institucionais públicas que financiam MSF estão os governos do Canadá, Japão e Suíça; o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária; e o Centro Internacional de Compra de Medicamentos (UNITAID), entre outros.

O resultado de 2020, após ajuste de resultados financeiros, resultados extraordinários e ganhos/perdas cambiais, mostra um excedente de €192 milhões (deficit de €47 milhões para 2019). Os fundos de MSF foram acumulados ao longo dos anos por superavits de receita sobre despesas. No final de 2020, as reservas disponíveis restantes (excluindo fundos permanentemente restritos e capital para fundações) representavam 8,1 meses de atividade do ano anterior.

O objetivo da manutenção de fundos é atender às seguintes necessidades: necessidades de capital de giro ao longo do ano, já que a captação de recursos tradicionalmente tem picos sazonais enquanto as despesas são relativamente constantes; resposta operacional rápida às necessidades humanitárias que serão financiadas pelas próximas campanhas públicas de captação de recursos e/ou por financiamento institucional público; emergências humanitárias futuras importantes para as quais não é possível obter financiamento suficiente; a sustentabilidade de programas de longo prazo (por exemplo, programas de tratamento antirretroviral); e uma queda repentina no financiamento institucional privado e/ou público que não possa ser compensada a curto prazo por uma redução das despesas.

Onde aplicamos nossos recursos

LOCAIS DOS PROJETOS

CONTEXTOS DA ATUAÇÃO

Países onde as despesas de MSF foram superiores a € 20 milhões em 2020

O orçamento total para nossos programas nesses 10 países foi de 550 milhões de euros, 50,1% das despesas operacionais de MSF em 2020.

MAIORES PROJETOS POR NÚMERO DE CONSULTAS AMBULATORIAIS

Como aplicamos nossos recursos?

DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS

PROJETOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA E HUMANITÁRIA - 80% das despesas

DESPESAS DOS PROGRAMAS

A maior categoria de despesas é dedicada aos custos com profissionais: 53% das despesas incluem todos os custos relacionados com pessoal internacional e contratado localmente (como bilhetes de avião, seguros, acomodação, etc.)

A categoria médico e nutrição inclui medicamentos e equipamentos médicos, vacinas, taxas de hospitalização e alimentos terapêuticos. A distribuição desses suprimentos está incluída na categoria de transporte, frete e armazenamento.

Logística e saneamento compreendem materiais de construção e equipamentos para centros de saúde, água e saneamento e suprimentos logísticos. Outros incluem subsídios a parceiros externos e impostos, por exemplo.

Estatísticas de Recursos Humanos

MAIORES AÇÕES EM NÚMERO DE PROFISSIONAIS DE MSF EM CAMPO

PROFISSIONAIS DE MSF

PARTIDAS INTERNACIONAIS

Notas

O Relatório Financeiro Internacional completo está disponível em www.msf.org.br

Fundos restritos podem ser permanente ou temporariamente restritos: fundos permanentemente restritos incluem fundos de capital , cujos ativos são exigidos pelos doadores para serem investidos ou retidos para uso a longo prazo, em vez de serem gastos no curto prazo, e nível mínimo obrigatório de fundos a serem mantidos em alguns países; fundos temporariamente restritos são fundos de doadores não gastos designados para uma propósito específico (por exemplo, um país ou projeto específico), restritos no tempo, ou exigidos para serem investidos e retidos em vez de gastos, sem qualquer obrigação contratual de reembolso.

Fundos irrestritos são fundos de doadores não gastos, não designados, que podem ser gastos a critério dos curadores de MSF no cumprimento de nossa missão social.

Outros fundos são ajustes de capital e conversão de ajustes decorrentes da conversão de demonstrações financeiras de entidades em euros.

Números da equipe representam o número de posições equivalentes em tempo integral na média ao longo do ano.

Posições de campo inclui programa e equipe de apoio ao programa.

Médecins Sans Frontières